As nossas matchmakers relacionaram uma série de dicas para quem está precisando melhorar a relação com o seu parceiro. As orientações também valem para quem está iniciando um relacionamento, afinal, sempre é bom prevenir um desgaste futuro!
- Esqueça o celular: o tempo junto com o seu par é só dele! Sem interferências externas que “quebrem o clima”. Dê um tempo nas redes sociais e, ao compartilhar algo que envolva o casal, reflita se o seu parceiro se sentirá confortável. O que é mais importante para você? A sua relação ou o seu celular? Coloque o seu telefone no modo silencioso, esqueça o brilho da tela e aproveite o abraço!
- O descanso: uma noite mal dormida ou o cansaço físico podem influenciar negativamente a sua relação. Mais propensos a ter o nosso limite de paciência reduzido, qualquer palavra mal colocada pode gerar uma grande discussão. Pense nisso e procure relaxar para preservar o seu amor.
- O significado do amor: como vocês definem o sentimento que nutrem um pelo outro? Há mais convergências do que divergências? Que tal, a dois, preparar uma relação de pontos positivos e negativos da relação? Chequem os resultados e descobrirão uma série de comportamentos que poderão ser melhorados, modificados ou mais valorizados.
- Morando juntos: depois do convite para dividir o mesmo teto, o momento pede reflexão. Estou preparada (o) para uma vida em comum? Temos os mesmos objetivos? Somos capazes de suportar as manias do outro? Como manter a chama da relação na rotina diária? Todos os aspectos merecem ser discutidos antes de começar a preparar as malas. É uma decisão que implica em maturidade, não apenas em emoção.
- A sua vida sexual: estamos sujeitos a altos e baixos quando se trata de sexo. Vocês estão satisfeitos com a frequência? Qual a importância da sexualidade na vida de vocês? Muitas relações esfriam porque há incompatibilidade e falta de comunicação. Mesmo que, para você, tudo esteja bem, converse com o seu parceiro para saber se ele também está satisfeito e, caso contrário, o que poderá ser feito para melhorar. Diálogo franco é tudo!
- O esforço: na teoria, sabemos que as relações requerem muito compromisso e esforço para que um vínculo forte seja construído. Apaixonar-se é fácil. O que vem depois é o desafio de manter o romance e cultivar a relação. Busque fazer sempre algo novo, e juntos! Compreenda o que faz o seu parceiro se sentir amado. Pequenos gestos que demonstram o seu sentimento podem ajudar a trazer a paixão de volta.
As expectativas: é difícil, mas tente controlar se não quiser encontrar frustrações. Reduza o seu nível de exigência e esteja preparado para fazer concessões. A “oferta e a demanda emocional” de uma relação nem sempre são compatíveis. As partes envolvidas têm trajetórias diferentes, trazem experiências afetivas diversas. Encare a relação como uma oportunidade de vivenciar algo novo e surpreendente, sem expectativas pré-definidas.